O alto impacto e as excessivas repetições em determinados esportes promove grande desgaste sobre os ossos e articulações, e essa condição pode ser evitada com cuidados específicos e de qualidade. Modalidades como futebol, Crossfit e maratonas são as principais associadas a esse prejuízo ao longo do tempo. A maior parte das lesões em jogadores de futebol, atualmente, não está relacionada a choques entre eles na partida, mas sim a movimentos de rotação e explosão muscular. Uma análise clínica de prontuários médicos de oito times profissionais, feita na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que as contusões por choque eram de 24%, comparadas à 39,2% de lesões musculares e articulares, 17 % torções e 13% tendinites. As regiões mais afetadas, nesse caso, foram joelho e coxa. Segundo um estudo feito com praticantes de Crossfit, 73% destes também sofrem com lesões articulares durante os treinamentos exaustivos.

Nesse sentido, a prevenção de lesões tona-se um ponto essencial no planejamento nutricional, tanto com a alimentação, como a complementação com suplementos, cada vez mais utilizada de forma assertiva para alcançar resultados rápidos e potencialmente eficazes.

Como a alimentação ajuda na proteção óssea e articular?

O fortalecimento das articulações e ossos requer a adequação de nutrientes e compostos bioativos específicos. Os principais efeitos esperados com a alimentação e suplementação planejada são: modulação da resposta anti-inflamatória, redução do estresse oxidativo e formação da massa óssea, todos associados favorecem os cuidados para prevenção de lesões e desgaste. Nutrientes como cálcio, magnésio, vitamina D e vitamina K, presentes em vegetais verde-escuros, semente de gergelim, ovos e leguminosas, são indispensáveis para a saúde óssea e precisam estar presentes na dieta do atleta.

Já em relação à proteção articular, fitoquímicos presentes em alimentos vegetais merecem destaque por possuírem potente ação moduladora na redução de marcadores inflamatórios e também na minimização do estresse oxidativo.  O colágeno é a principal proteína que compõe o tecido conjuntivo das articulações e, por isso, a promoção do estímulo para sua produção endógena é mais uma forte estratégia nutricional.

Nutrição magistral para a prevenção de lesões…

Associar a nutrição magistral com a alimentação é uma conduta personalizada para o seu atendimento e que garante grandes resultados. A Galena® reuniu os melhores ativos em uma combinação eficiente e de qualidade para os cuidados do seu paciente.

 O complexo Protect Team é formado por três ativos que atuam diretamente nas articulações e ossos, através de mecanismos de ação diferentes que se complementam. De acordo com estudos, tem sido demonstrado que o silício é um nutriente essencial para a produção de colágeno no tecido conjuntivo em geral, por ser um cofator para diversas reações, como biossíntese de osteoblastos, síntese e estabilização das fibras de colágeno e aumento da mineralização da matriz extracelular. Nutrosa® da Galena® é o novo silício biológico em forma líquida, altamente biodisponível e como elemento do tecido conjuntivo do corpo, que promove a densidade e resistência dos ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, pelo estímulo citado acima. Veja na figura:

Figura 1 – Efeitos do silicio no tecido conjuntivo.

FONTE: Informe Científico Galena.

 

Pensando que o desgaste articular ativa processos inflamatórios, Boswe® AKBA 10% é o segundo ativo em destaque do Protect Team. É extraído da Boswellia serrata, padronizado em 10% de AKBA e 20% de ácidos boswélicos, sendo uma alternativa natural e eficaz na modulação da inflamação. Seu mecanismo se dá pela inibição da 5-Lipoxigenase (5-LOX), diminuindo a cascata inflamatória encontrada nos desconfortos articulares.

Em 2005, foi publicado no Journal of Immunology um estudo na Alemanha que teve como objetivo analisar a ação de ácidos boswélicos na diminuição de citocinas pró-inflamatórias, como TNF-α, além de diminuir a sinalização para o NF-kB. Estes ácidos estão presentes em boas concentrações no Boswe® AKBA 10%.

 Como terceiro fator para essa proteção, ressalta-se a importância da lubrificação das articulações e melhora da mobilidade nas extremidades ósseas. Esse mecanismo necessita da produção e concentração suficiente de ácido hialurônico, mecanismo primário de Mobilee® da Galena®. Este ativo é 100% natural patenteado com composição única de ácido hialurônico, polissacarídeos e colágeno que estimulam a mobilidade articular em atletas e praticantes de exercícios físicos de todas as idades. Por ser rico em ácido hialurônico e estimular em 10 vezes sua síntese, promove a lubrificação articular e permite a máxima amplitude do movimento sem desconforto. Além disso, ele também possui ação anti-inflamatória capaz de reduzir formação de prostaglandinas pró-inflamatórias.

Figura 2 – Resultados do estudo.

FONTE: Informe Científico Galena.

 

 

Figura 3 – Resultados do estudo.

FONTE: Informe Científico Galena.

 

Os resultados mostraram uma melhora significativa sobre as articulações e o derrame sinovial, sendo que, em ambos os casos, observaram-se importante redução de dor.

Os ativos que compõe Protect Team são encontrados em farmácias de manipulação, devendo ser prescritos por profissional especializado e de acordo com a posologia, forma farmacêutica e o momento de utilização no dia, sempre avaliando as condições clínicas do paciente e individualizando o planejamento nutricional.

 

REFERÊNCIAS

 PASCHOAL V., MARQUES, N., BRIMBERG, P., DINIZ, S. Suplementação funcional magistral. 1ed.  São Paulo: VP editora, 2009.

MORINA, D. et al. Efficacy of a low-fat yogurt supplemented with a rooster comb extract on joint function in mild knee pain patients: A subject-Level meta-Analysis. Ann Nutr Metab, 63 (suppl 1), p. 1-1960, 2013.

SYROVETS, T; BERTHOLD, B.;KRAUSS, C.; LAUMONNIER, Y.; SIMMET, T. Acetyl-Boswelic Acids Inhibit Lipopolysaccharide-Mediated TNF-α Induction in Monocytes by Direct Interaction with IκBKinases. J. Immunol., n. 174, p. 498-506, 2005.

WALZER, S. M.; WEINMANN, D.; TOEGEL, S. Medical Plant extracts for treating Knee osteoarthritis: a snapshot of Recent Clinical trials and their Biological Background. Curr Rheumatol Rep., v. 17, n. 8, p. 54, 2015.

 

 

 


Posologia:
Administrar 1 dose ao dia.

Posologia: Adicionar 10 gotas em ½ copo de água ou suco e administrar imediatamente.

Obs: 10 gotas equivalem a 5 mg de silício.

 Comentário Galena: Boswe® AKBA 10% contribui para a redução da inflamação, reduzindo e prevenindo dores na articulação. A associação com Mobilee® potencializa os benefícios sobre a articulação, pois Mobilee® estimula a síntese de ácido hialurônico, assim promovendo a lubrificação articular. E o Nutrosa® vem para complementar os benefícios do Boswe® AKBA 10%  e Mobilee®, atuando como cofator nas reações de hidroxilação da prolina e lisina para a síntese de colágeno tipo II na cartilagem das articulações, promovendo a reconstituição do tecido cartilaginoso.

(69)