A busca por melhores resultados e a máxima performance esportiva faz com que o atleta seja exposto a condições extremas de estresse físico e mental. Nas diversas modalidades, o maior objetivo é superar novos desafios e, para isso, é preciso atender rigorosamente a rotina de treinos e ter o comprometimento total com as orientações de profissionais envolvidos no processo.

É mais do que claro, para você profissional, que a nutrição esportiva exerce grande influência, não só com a alimentação, mas também com a utilização de fórmulas e suplementos que combinem extratos capazes de trazer benefícios comprovados e seguros ao atleta. Essa é uma forte tendência da prescrição nutricional mais personalizada, essencial para esportistas de alto rendimento e também para praticantes amadores.

Um dos fatores apontados como limitantes do desempenho atlético é a fadiga física e mental. Essa constitui-se como um fenômeno complexo, atribuída ao conjunto de mecanismos simultâneos com diferentes graus de influência, dependendo da natureza do exercício, também relacionada ao aporte energético insuficiente. Treinamentos mais resistidos e longos, com alta sobrecarga muscular, como atletismo e maratonas de triátlon, são os mais responsáveis para desenvolvimento de fadiga crônica. Nesse sentido, a utilização de suplementos nutricionais e substâncias com potencial ergogênico tem se mostrado eficiente para modular a máxima capacidade do atleta.

Como associar ativos magistrais com objetivo de prevenir a fadiga e aumentar a performance?

A alimentação é, sem dúvidas, o ponto fundamental para qualquer objetivo relacionado à performance no esporte. Contudo, a ciência vem mostrando a alta eficácia da utilização de fórmulas magistrais compostas por ativos que concentram nutrientes e fitoquímicos advindos dos próprios alimentos. Isso faz com que se potencialize os resultados esperados. A Galena®, pioneira no mercado farmacêutico magistral, contempla três ativos destinados à performance, em um complexo chamado Maxxi Trio.

Considerada como um dos alimentos com maior fonte de nutrientes e fitoquímicos, a alga marrom escura traz uma excelente qualidade nutricional que promove benefícios exclusivos ao atleta. O primeiro ativo em destaque do complexo Maxxi Trio é o I-Plus®, caracterizado como a alga marrom pura e seca, que possui em sua composição vitaminas, minerais, polifenóis, florotaninos, fucoidanos, ácido alginico e uma alta concentração de iodo com alta biodisponibilidade, representando uma solução natural para seu paciente que é atleta ou se exercita regularmente. Ele é capaz de promover o estímulo do metabolismo energético, equilibrando a produção dos hormônios da tireoide responsáveis por ativar a biogênese mitocondrial e a cadeia respiratória celular na geração de energia.

Outro alimento que merece destaque é o cogumelo, que está presente no segundo ativo de Maxxi Trio. Peak O2™ é a combinação orgânica de seis espécies de cogumelos cultivadas em aveia orgânica, com a máxima preservação dos ativos bioativos. Esse também atua na promoção de energia de forma secundária, através de outro mecanismo de ação, que está relacionado à utilização adequada do oxigênio nas reações energéticas.

O blend de cogumelos adaptógenos que constitui Peak O2™ promove o alto rendimento esportivo, graças à melhora do transporte de oxigênio ao tecido muscular, devido à sua ação vasodilatadora, e também ao aumento de sua utilização na cadeia de transporte de elétrons, o que reduz a formação de radicais livres responsáveis pelo estresse oxidativo.

Um estudo realizado com 21 voluntários no período de 28 dias, avaliou os benefícios da suplementação com Peak O2™ em baixas concentrações. Para isso, foi avaliado o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max) e o Tempo para Exaustão (TTE) após a realização de atividade física feita em equipamento ergométrico. Os voluntários foram divididos em dois grupos, sendo um constituído por 11 participantes que foram suplementados com o ativo na dosagem de 1 g diária, e o outro com 10 voluntários suplementados com placebo. Os resultados mostraram que Peak O2™ promove a otimização do consumo de oxigênio a partir da elevação de VO2max e TTE, aumentando a resistência física do atleta durante a atividade física e melhorando sua capacidade aeróbica. Confira os gráficos:

Figura 1 – Avaliação do tempo necessário para atingir a exaustão na atividade física.

Para finalizar o conjunto Maxxi Trio, um ativo que também atua no estímulo energético de forma diferenciada: TeaCrine®.. Padronizado em alta concentração de teacrina idêntica à encontrada nas fontes naturais – cupuaçu, café e plantas – é capaz de melhorar os processos metabólicos para fornecer energia, aumentar performance e reduzir fadiga, além de potencializar a motivação para o esporte.

Seus efeitos na redução da fadiga se dão por conta de dois caminhos neurais: um associado ao estímulo das vias dopaminérgicas que promovem o aumento da energia e estímulo para o treino, e outro relacionado à inibição da atividade de receptores adenosinérgicos, reduzindo a atividade dos receptores A1 e A2 que causam a sensação de fadiga e cansaço. O melhor de TeaCrine® é que ele atua de forma semelhante à cafeína, sem provocar efeitos colaterais. Dois estudos clínicos foram realizados para avaliar a ação de 200 mg de TeaCrine® ao longo de um período de 6 horas, observando parâmetros de fadiga, concentração e ansiedade. A administração do ativo mostrou um aumento de energia sem provocar nervosismo, irritabilidade ou tolerância, melhorando a motivação para o exercício, diminuindo a sensação de fadiga e promovendo energia.

REFERÊNCIAS

COMBET, E. et al. Low-levelseaweedsupplementation improves iodine status in iodineinsufficientwomen. Br J Nutr., v. 112, n. 5, p. 753-61, 2014.

HIRSCH, K., R. et al. Cordyceps militaris Improves Tolerance to High-Intensity Exercise After Acute and Chronic Supplementation. J Diet Suppl., p. 1-13, lul. 2016.

STULTS-KOLHMAINEN, M.; SINHA, R. The effects of stress on physical activity and exercise. Sports Med., v. 44, n. 1, p. 81-121, Jan. 2014.

ZIEGENFUSS, T.N. et al. Two-Part Approach to Examine the Effects of Theacrine (TeaCrine®) Supplementation on Oxygen Consumption, Hemodynamic Responses, and Subjective Measures of Cognitive and Psychometric Parameters.Journal of Dietary Supplements. J Diet Suppl v. 10, p.1-15, May. 2016.

Posologia: Administrar 1 dose antes do treino.

Posologia: Administrar 1 dose antes do treino em cápsulas ou sachê.

Comentário Galena: Teacrine® estimula os receptores dopaminérgicos e modula a atividade dos receptores adenosinérgicos, assim, aumenta a concentração, além de reduzir a sensação de fadiga e cansaço mental, promovendo o aumento da energia. I-Plus® estimula a termogênse por conter iodo, favorecendo a energia e potencializando a ação do TeaCrine®Peak O2™ é um blend de cogumelos adaptógenos que promove maior adaptação dos atletas durante os exercícios, maximizando a duração do exercício, aumentando a resistência e o tempo para a exaustão, devido ao aumento do aporte de oxigênio.

(11)