Os danos causados pela exposição inadequada à radiação ultravioleta são cumulativos e podem acarretar alterações na pele, desde fotoenvelhecimento até câncer, sendo um fator que merece atenção também nos meses de inverno. Nos dias mais frios, a pele sofre mudanças em relação à produção de sebo, teor de melanina e hidratação, reduzindo-se potencialmente sua proteção. É preciso ressaltar a grande importância de se utilizar protetores solares diariamente para evitar os efeitos indesejáveis da exposição da pele aos raios UV, que estão presentes até mesmo em dias nublados e na estação do ano mais fria.

A maioria das moléculas presentes na pele podem absorver a radiação UV e sofrer alterações químicas. Esse tipo de radiação pode ativar componentes do sistema imune cutâneo, gerando resposta inflamatória por distintos mecanismos, na seguinte ordem:

  1. Ativação de queratinócitos e outras células.
  2. Liberação de mediadores inflamatórios.
  3. Redistribuição e liberação de autoantígenos.
  4. Fotoenvelhecimento pelo excesso de radicais livres e espécies reativas de oxigênio celular.
  5. Degradação de proteínas estruturais da pele, como colágeno e elastina.

Os estudos confirmam que o uso de protetor solar é essencial todos os dias, mesmo quando o Sol não aparece, pois atuam como fotoprotetores tópicos capazes de reduzir os efeitos deletérios dos raios solares, por sua capacidade de interagir com a radiação. Porém, para uma proteção completa e eficaz, é preciso ter outros cuidados nutricionais estratégicos, modulando a alimentação e o uso de nutracêuticos e ativos magistrais que serão responsáveis pela proteção de “dentro para fora”.

Por que utilizar a fotoproteção oral?

 A pele desempenha diversas funções no organismo, principalmente por atuar na barreira que regula a entrada e saída de substâncias e atua contra agentes agressores externos, como danos mecânicos, radiação UV, compostos tóxicos e micro-organismos.

O estresse oxidativo celular e a alta produção de radicais livres (EROs), associados ao aumento da inflamação, levam ao comprometimento da integridade estrutural da pele em função da desestruturação das fibras de colágeno e elastina, contribuindo para acelerar o processo de envelhecimento. O organismo possui mecanismos de defesa que garantem o equilíbrio na formação e neutralização desses radicais livres pela síntese de enzimas antioxidantes (SOD – Superóxido Desmutase, CAT – Catalase, GPx – Glutationa Peroxidase) endógenas, mas também é possível obter esses agentes de forma exógena, por meio da alimentação à base de abacate, azeite de oliva, sementes de linhaça e girassol, frutas alaranjadas fontes de licopeno (mamão, acerola) e especiarias (cúrcuma, ervas aromáticas); e complementação eficiente de ativos magistrais formulados com essas enzimas e outros componentes antioxidantes. Veja o esquema a seguir que exemplifica esse mecanismo:

Figura 1 – Mecanismo de ação da SOD contra as ROS.

Nutrição magistral: a chave para a fotoproteção oral

Com a associação de ativos Galena® é possível auxiliar para a proteção oral da pele devido à rica combinação de fitoquímicos e compostos nutricionais que conferem especialmente benefícios antioxidantes. São eles: Dimpless®, Oli-Ola™ e Lacto-licopeno®.

Dimpless® é um concentrado freeze-drying de uma variação diferenciada do melão de Cantaloupe desenvolvida pela empresa Robertet, que é especializada na produção de sementes do melão, com uma alta concentração de superóxido desmutase (SOD), catalase e glutationa peroxidase, poderosos antioxidantes que atuam diretamente na saúde da pele, mecanismo demonstrado na figura 1.

A irradiação gera mediadores inflamatórios, como o TNF-α e os radicais livres NO3, capazes de contribuírem para o desenvolvimento da inflamação local. Dimpless® impede o processo inflamatório cutâneo resultante da exposição à radiação. Dessa forma, devido às suas propriedades antioxidantes, Dimpless® representa excelente potencial contra os efeitos deletérios da radiação UV e contra o envelhecimento cutâneo, pois age reduzindo TNF-α. Um dos mecanismos de defesa da pele contra agentes agressores externos, como a radiação UV, é a produção de agentes antioxidantes que atuam na prevenção e proteção dos danos causados pelo estresse oxidativo. Estudos demonstram que Dimpless® impede o processo inflamatório da pele ocasionado pela exposição a esse tipo de radiação prejudicial. Um estudo realizado com Dimpless®, que teve por objetivo avaliar a proteção promovida pela superóxido desmutase (SOD) contra o processo inflamatório na pele causado pela radiação UV, comprovou sua ação na redução de TNF-α, impedindo os efeitos deletérios da cascata de inflamação na pele. Confira os resultados no gráfico:

Gráfico 1 – Avaliação da redução de TNF-α com a administração de DIMPLESS®.

Outro ativo que faz parte da combinação efetiva para a fotoproteção é o Oli-Ola™, responsável pela renovação celular. É um extrato 100% natural da oliva, obtido do fruto da oliveira padronizado em 3% de hidroxitirosol, resultado de uma complexa interação entre diversos fatores, como o clima, grau de maturação do fruto, cultivo e secagem da planta. O hidroxitirosol é um dos principais antioxidantes e anti-inflamatórios presentes na oliva, apresentando diversos efeitos para o organismo e cuidados com a pele. É capaz de modular a taxa de renovação celular, normalizando o processo de descamação dérmica. Estudos indicam que esse fitoquímico é capaz de aumentar a expressão de RNA mensageiro relacionado à produção de enzimas antioxidantes, incluindo heme oxigenase-1 e glutationa peroxidase, em queratinócitos normais, evidenciando seu papel na proteção cutânea. Além disso, Oli-Ola™ também estimula a produção de óxido nítrico na síntese de genes envolvidos na diferenciação celular, promovendo maciez e suavidade à pele, além de contribuir com a redução da inflamação, promovendo a fotoproteção completa.

Um estudo mostrou a eficácia do Oli-Ola™ na ação antioxidante contra danos provocados pela radiação UV, confira o gráfico:

Gráfico 2 – Capacidade antioxidante do hidroxitirosol.

 A capacidade antioxidante do hidroxitirosol demonstrada no gráfico é significativamente maior em comparação com outros fitoquímicos com essa ação (oleuropeína e quercetina).

Como já citado, um composto que merece destaque na promoção efetiva da ação antioxidante na pele é o licopeno, um carotenoide presente naturalmente nos alimentos vegetais de cor alaranjada. Visando garantir a maior biodisponibilidade desse carotenoide, a Galena® traz para o mercado o Lacto-licopeno®, ativo extraído de uma variedade de tomate especificamente selecionada com concentração elevada em licopeno, que é associado às proteínas do leite para garantir maior biodisponibilidade, promovendo potente ação antioxidante e inúmeros benefícios para a saúde da pele. Este ativo foi desenvolvido com o propósito de atuar na prevenção do dano celular contra os efeitos deletérios da radiação UVB, melhorando a textura e homogeneidade da pele, aumentando a firmeza e reduzindo as linhas finas de expressão.

Um estudo clínico foi conduzido ao longo de 11 semanas para avaliar a biodisponibilidade do licopeno de duas formas diferentes: o Lacto-licopeno® e o molho de tomate, comparados ao grupo placebo. A amostra foi composta por 36 voluntários sadios, sendo 13 deles do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com faixa etária de 21 a 58 anos. Ao longo das primeiras 3 semanas, os grupos tiveram uma privação de licopeno dietético. Após esse período, iniciaram a suplementação de Lacto-licopeno®, molho de tomate e placebo, com a dosagem correspondente a 25 mg. Para avaliar a biodisponibilidade das diferentes formas, amostras de sangue foram coletadas, armazenadas no gelo e protegidas da luz, em seguida, foram centrifugadas para análise. A concentração de carotenoides foi determinada por método HPLC. A análise mostrou que a biodisponibilidade de licopeno foi maior para os grupos que utilizaram Lacto-licopeno® e molho de tomate em comparação com o grupo placebo, evidenciando que, quanto menor for o tamanho da partícula de licopeno administrada, maior será a sua absorção e biodisponibilidade.

REFERÊNCIAS

 AL-HIMDANI S,Ud-Din S.; GILMORE,  S.; BAYAT A. Striaedistensae: a comprehensive review and evidence-based evaluation of prophylaxis and treatment. Br J Dermatol., v. 170, p. 527-4, 2014.

BOURGIER, C. et al. Modulation pharmacologique des effets tardifs de l’irradiation. Cancer/Radiothérapie, v. 15, n. 5, p. 383-9, 2011.

CORTEZ, D. et al. O conhecimento e a utilização de filtro solar por profissionais da beleza. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 7, p. 2267-2273, 2016.

DARVIN, M. et al. Cutaneous concentration of lycopene correlates significantly with the roughness of the skin. European Journal of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, n. 69, p. 943–947, 2008.

DARVIN, M. E. Non-invasive measurements of the kinetics of the carotenoid antioxidant substances in the skin. PhD thesis. Berlin> Universitätsmedizin Berlin-Charite, 2007.

MORITZ, B.; TRAMONTE, V.L.C. Biodisponibilidade do licopeno. Rev. Nutr., v. 19, n. 2, p. 65-273, 2006.

STAHL, W. et al. Dietary Tomato Paste Protects against Ultraviolet Light–Induced Erythema in Humans. J Nutr., v. 131, n. 5, p. 1449-51, mai. 2001.

 

Posologia: Administrar 1 dose ao dia, juntamente com a refeição.

Comentário: Lacto-Licopeno® é extraído de uma variedade de tomates selecionados pela sua concentração elevada em licopeno, que é associado às proteínas do leite, garantindo uma alta biodisponibilidade do licopeno e todos os seus benefícios: como firmeza para a pele e melhora na textura e homogeneidade por estimular a renovação celular. Oli-Ola™ é padronizado em hidroxitirosol e contribui com a uniformização da pele, pois o hidroxitirosol diminui a pigmentação por retardar as reações oxidativas envolvidas na melanogênese. A vitamina C é cofator para as duas enzimas fundamentais na biossíntese do colágeno, atuando em sinergia com Oli-Olá™ e o Lacto-Licopeno®

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Comentário: Dimpless® é um potente antioxidante devido à sua rica composição em superóxido dismutase (SOD) e outros antioxidantes. Apresenta excelente potencial no combate aos danos provocados pela exposição aos raios solares, prevenindo o envelhecimento cutâneo. Oli-Ola™ é padronizado em hidroxitirosol e contribui com a uniformização da pele, pois o hidroxitirosol diminui a pigmentação por retardar as reações oxidativas envolvidas na melanogênese. Lacto-Licopeno® foi desenvolvido para aumentar sua biodisponibilidade por meio da sua associação com a proteína do soro do leite. Possui ação antioxidante e protege a pele contra a radiação UVB. O betacaroteno possui propriedades antioxidantes que vão potencializar a ação dos outros ativos da fórmula.

 

Posologia: Administrar 1 dose ao dia, juntamente com a refeição.

Comentário: Lacto-Licopeno® é extraído de uma variedade de tomates selecionados pela sua concentração elevada em licopeno, que é associado às proteínas do leite, garantindo uma alta biodisponibilidade do licopeno e todos os seus benefícios, como firmeza para a pele e melhora na textura e homogeneidade por estimular a renovação celular. Dimpless® é um potente antioxidante devido à sua rica composição em superóxido dismutase (SOD) e outros antioxidantes. Apresenta excelente potencial no combate aos danos provocados pela exposição aos raios solares, prevenindo o envelhecimento cutâneo. Luteize o Betacaroteno não carotenoides com propriedades antioxidantes, potencializando a ação do Lacto-Licopeno® e Dimpless®.

(14)