As mudanças dos padrões de vida da população influenciam diretamente na saúde. O sedentarismo e as dietas desbalanceadas são apontados como as principais causas do ganho excessivo de peso. O alto consumo de carboidratos refinados e gorduras saturadas e trans caracterizam a dieta ocidental, influenciando diretamente no aumento da obesidade.

A grande fonte de glicose sanguínea é proveniente dos carboidratos da alimentação, que são hidrolisados pelas enzimas α-amilase e α-glucosidase e absorvidos no intestino delgado. A alteração dos níveis de glicose sanguínea é uma característica importante para controle do peso, visto que o seu excesso se transforma em gordura para ser armazenada. A absorção desses carboidratos pode ser minimizada pela ação das fibras alimentares que, embora possuam propriedades físico-químicas diferentes, são consideradas carboidratos não digeríveis pelo organismo, que passam por processo de fermentação intestinal e formação de componentes que atuam no metabolismo corporal. Além disso, são responsáveis também por auxiliar na redução absortiva de lipídeos, principalmente o colesterol.

Diante disso, a Nutrimodelação, caracterizada pelo gerenciamento de peso, envolve não só mecanismos para controle da ingestão alimentar, mas também na redução da absorção de carboidratos a fim de evitar seu acúmulo no organismo. Isso vale também para a absorção de lipídeos, modulando os seus níveis no sangue. A associação de ativos Galena tem o objetivo de atuar na modelação corporal com foco no controle da absorção de macronutrientes. O Morosil® como principal ativo da nutrimodelação, é composto por polifenóis, principalmente a antocianina C3G, que atuam na redução da gordura abdominal, contribuindo para a lipólise e diminuição da inflamação e do estresse oxidativo, favorecendo diretamente o gerenciamento do peso.  Associado a ele, ID-alGTM é um extrato premium da alga marrom (Ascophyllum nodosum), rico em florotaninos, que atuam no bloqueio de forma significativa as atividades das enzimas α-glicosidase, α-amilase e lipase, diminuindo as concentrações de glicose e triglicerídeos pós-prandiais, sem promover efeitos colaterais, normalizando os níveis glicêmicos e a sensibilidade à insulina, e contribuindo para regular o armazenamento de carboidratos e reduzir sua conversão em gorduras para serem estocadas nos tecidos.

Já pensando em absorção de lipídeos, NeOpuntia® é outro ativo a ser combinado, composto por fibras lipofílicas obtidas das folhas do cacto Opuntia fícus-indica, que atua na redução da absorção intestinal de lipídeos, ao ligar-se com estes e formar um gel. A associação deste ativo a uma dieta balanceada e saudável, contribui na normalização do perfil lipídico plasmático, principalmente aumentando os níveis de HDL e reduzindo de LDL-colesterol. A afinidade dessas fibras com a gordura da dieta promove uma ação indireta na prevenção de doenças cardiovasculares, justamente por modular esses níveis de colesterol no sangue.

Posologia: Administrar 1 dose meia hora antes do almoço e jantar.

Posologia: Administrar 1 dose, 15 minutos antes do almoço e jantar.

ComentáriosMorosil® age na lipólise devido à ação sinérgica dos fitoquímicos presentes em sua composição, em especial a antocianina C3G e sinefrin, além de diminuir a expressão de genes como LXR e FAS que são responsáveis pela lipogênese, associado ao Extrato de chá verde (EGCG 98%) potencializa a lipólise, além de aumentar a biogênese mitocondrial. ID-alG™ e NeOpuntia® agem na redução da absorção de lipídeos por mecanismos diferentes e complementares. ID-alG™ inibe a alfa-lipase, além de atuar na redução da alfa- amilase e glucosidase, reduzindo a absorção de carboidratos e lipídeos, enquanto NeOpuntia® absorve os lipídeos presentes no trato intestinal, desta forma reduzindo a absorção dos mesmos e assim potencializando o gerenciamento dos níveis lipídicos.

Posologia: Administrar 1 logo após o almoço e antes do jantar

Comentários: O ID-alG™ é um ativo rico em fluorotaninos e polifenóis, substâncias que atuam na redução da absorção de carboidratos e gorduras. Os florotaninos bloqueiam de forma significativa as atividades das enzimas α-glicosidase, α-amilase e lipase, enzimas que digerem gorduras e carboidratos. Já o NeOpuntia® é composto por mais de 45% das fibras solúveis e insolúveis, que também permitem reduzir de forma eficaz a digestão e absorção de gorduras da dieta. Através de reações hidrofóbicas, as fibras insolúveis interagem com as gorduras e, posteriormente, as fibras solúveis formam um gel fluido e estável que reduz a biodisponibilidade da gordura durante a digestão, promovendo sua excreção.

(26)