O sobrepeso e a obesidade são problemas crescentes no cenário epidemiológico mundial e representam um grande desafio para a saúde pública, em diversos países. No Brasil, entre os anos de 1975 e 2009, o sobrepeso, cujo Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou maior que 25 kg/m², aumentou em homens e mulheres entre 20 e 59 anos, respectivamente, de 18,5 para 50,1% e de 28,7 para 48%, enquanto a prevalência de obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²), na população adulta, aumentou de 2,8 para 12,4% nos homens e de 8,0 para 16,9% nas mulheres. Esse crescimento torna-se extremamente preocupante, pois o excesso de peso é um fator de risco para diversos agravos à saúde dos indivíduos, principalmente as dislipidemias.

A reeducação nutricional e mudanças de práticas comportamentais têm sido identificadas como as intervenções mais eficazes para prevenir e tratar as dislipidemias e suas consequências. Mediante a isto, determinados alimentos apresentam propriedades ao organismo que podem auxiliar no controle desse distúrbio, através de ações anti-inflamatórias, antioxidantes, entre outras. A uva, uma fruta com diversas propriedades nutritivas, é uma das espécies mais economicamente importantes de plantas devido às suas diversas utilizações para a produção de vinho, suco de uva e de outros produtos alimentares. Sua composição contém vários elementos bioativos, como as vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e fitoquímicos. Os polifenóis são as substâncias mais importantes, por possuirem atividades biológicas benéficas à saúde, dentre elas a proteção cardiovascular e adequação do perfil lipídico Veja a seguir, na ilustração abaixo, a composição de polifenois presentes nessa fruta:

Imagem 1 – Polifenois encontrados na uva.

Por meio disso, existem alternativas complementares à alimentação que podem auxiliar no controle das dislipidemias e agravos cardiovasculares, através de nutracêuticos que forneçam substâncias funcionais para atuar nesse problema. Pelo conhecimento dos polifenóis da uva e sua extensa utilização na ação cardioprotetora, em parceria com a Nexira, a Galena traz para o mercado o Vinoxin®, um ativo extraído da uva roxa da região francesa, que, devido ao seu cultivo e extração, garante a obtenção de um pool de polifenóis com alta quantidade e excelente qualidade. Com esta combinação de flavonóides, estilbenos, antocianinas e ácidos fenólicos da uva, a redução da oxidação do colesterol e da agregação plaquetária, e a vasodilatação, contribuem para manter a pressão arterial e proteção cardiovascular. Esse composto, quando associado aos ativos Fibregum® e Morosil®, potencializa o efeito cardioprotetor em uma grande escala. Fibregum® é uma fibra prebiótica importante para melhora do funcionamento intestinal,  função digestiva e imunológica, propiciando uma redução da absorção do colesterol proveniente da alimentação. Juntamente ao Morosil®, a ação sobre o sistema cardiovascular torna-se completa, devido à presença do extrato de laranja moro, que fornece antocianinas atuantes na diminuição da oxidação lipídica e aumento da sensibilidade à insulina.

Eficácia comprovada no meio científico!

Gráfico 1 – Comparação entre a capacidade antioxidante de Vinoxin® versus vitamina E.

Por isso, para que os efeitos sobre o metabolismo lipídico torne-se completamente eficaz, a complementação da dieta deve ser devidamente orientada a fim de promover todos esses benefícios listados.

Referências

FLAMINI, R. et al. Advanced Knowledge of Three Important Classes of Grape Phenolics: Anthocyanins, Stilbenes and Flavonols. Int. J. Mol. Sci., v. 14, n. 10, p. 19651–19669, oct. 2013.

BEHLING, E.B. et al. Flavonóide quercetina: aspectos gerais e ações biológicas. Alim. Nutr., Araraquara, v. 15, n. 3, p. 285-292, 2004.

GEORGIEV, V.; ANANGA, A. e TSOLOVA V. Recent Advances and Uses of Grape Flavonoids as Nutraceuticals. Nutrients, v. 21, n. 6, p. 391-415, jan. 2014.

GARCEZ, M. F; et al. Prevalência de Dislipidemia Segundo Estado Nutricional em Amostra Representativa de São Paulo. Arq Bras Cardiol., 2014 [online]. Disponível em: <http://www.arquivosonline.com.br/2014/aop/AOP_6269.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017.

 

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin® reduz a oxidação do colesterol LDL, favorece a vasodilatação pelo aumento do NO, além de diminuir a agregação plaquetária e possuir ação comprovada na proteção cardiovascular por conta do pool de polifenois em sua composição.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin® reduz a oxidação do colesterol LDL e possui ação comprovada na proteção cardiovascular por conta do pool de polifenois em sua composição, juntamente com o Tocotrimax®, composto por tocotrienol e tocoferol proporcionam altíssima ação antioxidante e protetora nas doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia, preferencialmente após o almoço.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin®, Coenzima Q10 e Licopeno agem prevenindo a dislipidemia, além da ação antioxidante. O Menaquingold (Vitamina K2-7) inibe a calcificação dos vasos sanguíneos, mantendo suas propriedades funcionais e estruturais. O Magnésio e as Vitaminas B6 e B5 aumentam NO favorecendo o relaxamento arterial.

Posologia: Administrar 1 dose, 1 a 2 vezes ao dia.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin®, devido à sua rica composição, reduz os marcadores inflamatórios associados ao sobrepeso, além da diminuição da LDL-c. Morosil® reduz os triglicerídeos, colesterol total e LDL, além de contribui com a redução da esteatose, diminui a expressão de enzimas envolvidas com a lipogênese, LXR e FAS e aumenta a atividade do fator transcricional PPRA-α no fígado, envolvido na lipólise. O Ácido alfa lipoico e Piridoxal 5- fosfato reduzem a resistência à insulina, esta ação é potencializada pela vitamina C e vitamina B5.

Posologia: Administrar 1 cápsula meia hora antes do almoço e jantar.

Dica Galena Nutrition: Morosil® e ID-alG™ possuem fitoquímicos importantes que diminuem os mediadores inflamatórios, aumentam a expressão de genes lipolíticos, com o aumento da proteína quinase e HSL. Agem na redução da gordura abdominal por mecanismos diferentes e complementares. Morosil® estimula a lipólise e a redução da adipogênese. ID-alG ™ é rico em florotaninos, reduz a atividade da lipase e amilase, reduzindo a absorção de carboidratos e lipídeos. O chá verde contribui para ação termogênica através do aumento das catecolaminas, pela inibição da COMT, além de estimular os receptores β adrenérgicos, aumento do HSL, agindo sinergicamente com o Morosil®.

Posologia: Administrar 1 sachê ao dia. Pode ser adicionado em alimentos “in natura”, como na banana amassada, ou adicionado ao suco. Se preferir, pode ser adicionado em água.

Dica galena Nutrition: O mix de prebióticos amplia o efeito bi-fidogênico, aumenta principalmente a concentração de butirato no intestino, favorecendo o metabolismo intestinal  e,  como  consequência,  o  organismo.  Favorece o perfil da microbiota do indivíduo saudável e modula a microbiota com perfil obesogênico.  Promove saciedade por estimular o neuropeptídeo GLP-1, modula a resposta insulinêmica, reduz a resistência à insulina, diminui a absorção de lipídeos e consequentemente o colesterol total.

(5)