A memória e outros processos cognitivos como concentração, atenção e aprendizado diminuem, gradualmente, com o passar dos anos. Contudo recentes pesquisas feitas nas últimas décadas evidenciam que pessoas com altos níveis de estresse e que seguem hábitos de vida inadequados ficam vulneráveis a essa alteração cerebral.

Uma pesquisa realizada pela Drug and Alcohol Dependence (2012) evidenciou que a memória é diretamente afetada em pessoas fumantes, mas que a cessação total do tabagismo pode recuperá-la integralmente com o tempo. Participaram do estudo 27 fumantes, 18 ex-fumantes e 24 pessoas que nunca haviam fumado, realizando tarefas de recordatórios. Os resultados mostraram que 81% das pessoas não tabagistas tiveram um ótimo desempenho no teste de memória, em comparação com 59% dos fumantes. Esse resultado comprova que o fumo pode prejudicar diretamente a memória, a médio e longo prazo, por conta do desequilíbrio cerebral desencadeado pelas toxinas do cigarro.

Outro fator associado à queda da cognição é o alto estresse oxidativo desencadeado pelo acúmulo de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, responsáveis por danificar a membrana celular dos neurônios e prejudicar a transmissão de sinais sinápticos, assim, potencializando a dificuldade de respostas cognitivas

Manejos nutricionais para “turbinar” o cérebro e promover a mente ativa A modulação alimentar é uma estratégia inicial para melhorar a cognição. Incluir alimentos fontes de ômega-3, colina, ferro, carboidratos e antioxidantes exógenos é eficaz para favorecer a comunicação neuronal, produzir energia e reduzir o estresse oxidativo cerebral. Peixes, sementes de linhaça, chia, ovos, frutas e legumes íntegros são algumas opções para serem inseridas no cardápio.

Como forma de potencializar os efeitos e garantir resultados mais eficazes na promoção de uma “mente mais ativa”, a Galena® associa dois ativos com potenciais exclusivos na melhora da cognição e minimização do estresse.

Neuravena® para modulação cognitiva O ativo Neuravena® é um extrato da parte aérea de uma variedade de aveia-verde silvestre (Avena sativa L.) cultivada em condições controladas, que apresenta uma rica composição de compostos bioativos, como avenantramidas, saponinas e flavonoides. Esse extrato combina dois diferentes mecanismos que melhoram a saúde mental e exerce ações exclusivas por conta da sua concentração de fitoquímicos. Tais mecanismos envolvem: inibidor da enzima monoamina-oxidase B (MAO-B) e inibidor da enzima fosfodiesterase 4 (PDE4). Confira a imagem a seguir:

Figura 2- Ações de Neuravena® no cérebro.

A MAO-B é uma enzima mitocondrial envolvida na degradação de aminas biogênicas, principalmente, a dopamina. Os baixos índices de dopamina levam à irritabilidade e queda do humor e da concentração. Como um inibidor da MAO-B, Neuravena® promove o aumento dos níveis de dopamina que são associados a um melhor desempenho cognitivo. Já a PDE4 é uma enzima que hidrolisa os nucleotídeos cíclicos, como adenosina-3,5-monofosfato cíclico (AMPc) e que, quando inibida, aumenta os níveis de AMPc circulantes – segundo mensageiro celular responsável por promover neuroproteção, vasodilatação cerebral e melhora das funções cognitivas e armazenamento da memória no local específico do cérebro.

O resultado da inibição da degradação de neurotransmissores e do segundo mensageiro favorecem diversas ações no cérebro, que vão desde o aumento da função dopaminérgica à vasodilatação cerebral, essenciais para resposta cognitiva, memória e humor.

Um estudo avaliou o uso de Neuravena®, de forma aguda, na melhora das respostas ao teste Stroop Colour-Word – uma medida de atenção e concentração que investiga a capacidade de manter o foco da tarefa. Para isso, idosos voluntários com desempenho cognitivo abaixo da média consumiram doses únicas (0, 1600 e 2400mg) de Neuravena® em intervalos semanais, comparados com grupo controle. Os resultados mostraram menores erros cometidos durante o componente de nomeação de cores do teste, após o consumo de 1.600mg do ativo. Em 7 indivíduos com suspeita de comprometimento cognitivo, o escore de interferência de Stroop também foi melhorado pela dose de 1.600mg em comparação com as outras doses, evidenciando que essa dosagem pode melhorar de forma aguda a atenção, concentração e a capacidade de manter o foco de idosos com diferentes níveis de status cognitivo. A Galena® recomenda uma dosagem habitual de 200 a 800mg de Neuravena® como segura e eficaz para atingir esses benefícios, para todos os públicos, incluindo crianças, em uma dosagem de 200 a 300mg ao dia.

Redução dos radicais livres em excesso no cérebro com Dimpless®

O estresse crônico prejudica a integridade da membrana celular, tanto física como mental, comprometendo as diversas atividades do cotidiano. O cérebro não apresenta uma quantidade suficiente de antioxidantes endógenos como a superóxido dismutase (SOD). Assim, fica mais vulnerável às implicações na formação de espécies reativas de oxigênio – EROS. Dimpless® é um concentrado freeze-drying de uma variação diferenciada do melão-cantalupo, que apresenta uma alta concentração de superóxido desmutase (SOD), catalase e glutationa peroxidase, que são enzimas antioxidantes primárias, além de poderosos antioxidantes secundários como a vitamina C, polifenois e coenzima Q10. Ele atua na indução da expressão de antioxidantes primários que catalisam reações limitantes para a formação de EROS e também reage diretamente com os radicais já formados, neutralizando-os e reduzindo seus efeitos deletérios nos neurônios.

 

Gráfico 1 – Efeitos de Dimpless® no teste de Stroop.

A associação de Neuravena® e seu mecanismo sináptico juntamente com Dimpless® e seu alto poder antioxidante podem atuar de forma complementar na promoção de mais benefícios para as funções cognitivas, potencializado o estado de atenção, concentração, foco, memória e aprendizados nas tarefas corriqueiras. A prescrição destes ativos deve ser destinada a farmácias de manipulação, por profissional capacitado, de acordo com a individualidade bioquímica e os exames laboratoriais do paciente, avaliados em atendimento clínico.

REFERÊNCIAS

CARILLON, J. et al. Dietary Supplementation with a Superoxide Dismutase-Melon Concentrate Reduces Stress, Physical and Mental Fatigue in Healthy People: A Randomised, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Nutrients, v. 6, p. 2348-2359, 2014.

ENGERS, V. et al. A influência do estresse oxidativo no processo de envelhecmento celular. Revista Contexto & Saúde, v. 10, n. 20, p. 93-102, Jan./Jun. 2011.

HEFERNAN, T. et al. Smoking-related prospective memory deficits in a real-world task. Drug Alcohol Depend., v. 120, n. 1-3, p. 1-6, jan. 2012.

MURMAN, D. et al. The Impact of Age on Cognition. Semin Hear., v. 36, n. 3, p. 111-121, aug. 2015.

ROBBINS, T. Cognition: The Ultimate Brain Function. Neuropsychopharmacology., v. 36, n. 1 p. 1-2, jan. 2011.

SCIENCE OF HEART. Stress and Cognitive Decline. Disponível em: < https://www.heartmath.org/articles-of-the-heart/science-of-the-heart/stress-and-cognitive-decline/. Acesso em: 28 mai. 2018.

SCOTT, S. et al. The Effects of Stress on Cognitive Aging, Physiology and Emotion (ESCAPE) Project. BMC Psychiatry., v. 15, n. 146, p. 1-14, 2015.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Comentário Galena: Neuravena® atua como inibidor da monoamina-oxidase B (MAOB) e inibidor da fosfodiesterase 4 (PDE4), o resultado da inibição da degradação de neurotransmissores pela MAOB e do segundo mensageiro AMPc favorecem várias ações, que vão desde o aumento da função dopaminérgica à vasodilatação cerebral, muito importantes para a função cognitiva, memória recente e tardia e humor. Dimpless® é um potente antioxidante devido à sua rica composição em superóxido desmutase (SOD), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx), coenzima Q10, ácido lipoico, carotenoides, vitamina A, E e C, que combate a formação e ação de espécies reativas de oxigênio (ROS), promovendo melhora na cognição.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Comentário Galena: Neuravena® atua como inibidor da monoamina-oxidase B (MAOB) e inibidor da fosfodiesterase 4 (PDE4), o resultado da inibição da degradação de neurotransmissores pela MAOB e do segundo mensageiro AMPc favorecem várias ações, que vão desde o aumento da função dopaminérgica à vasodilatação cerebral, muito importantes para a função cognitiva, memória recente e tardia e humor. Dimpless® é um potente antioxidante devido à sua rica composição em superóxido desmutase (SOD), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx), coenzima Q10, ácido lipoico, carotenoides, vitaminas A, E e C, que combatem a formação e ação de espécies reativas de oxigênio (ROS), promovendo uma melhora na cognição. Fosfatidilserina é um fosfolipídeo que se encontra presente naturalmente das membranas celulares e está envolvido no processo da transmissão transmembrana na função neuronal do SNC, sendo indicado para síndrome de deterioração cognitiva pré-senil no envelhecimento cerebral e nos distúrbios da memória recente, potencializando a ação da fórmula. Rhodiola rósea (5% de Rosavin) atua como adaptógeno promovendo uma melhora da memória e no desempenho mental.

(31)