Resveravine® é um extrato padronizado em 20% de oligoestilbenos (Trans-Resveratrol e ε-Viniferin), obtido a partir do talo das espécies de Vitis vinifera cultivadas no sul da França, que, quando associados em um único ativo, potencializam os resultados. O extrato é considerado oito vezes mais potente que o Trans-Resveratrol puro, levando em consideração o sinergismo dos dois ativos. Resveravine® apresenta ação protetora de telômeros, proporcionando longevidade celular e diminuindo o estresse oxidativo por meio da ativação da SIRT-1. Essa importante proteína é relacionada com a modulação da inflamação, o aumento de biogênese mitocondrial, o estímulo da autofagia celular e o reparo aos danos no DNA, assim, proporcionando extensão da lifespan celular.

Sinergia dos compostos ε-Viniferin e o Trans-Resveratrol

Os compostos vegetais antioxidantes auxiliam o organismo na resistência contra diversas condições patológicas, principalmente as associadas ao envelhecimento celular, atuando ainda como agentes quimioprotetores. O resveratrol possui atividade antioxidante extremamente potente e ação anti-inflamatória pela modulação de enzimas e fatores transcricionais, como NF-KB, ciclo-oxigenase (COX-1 e COX-2), AP-1 e ativação do AMPK/PGC-1α. Com isso, sua associação com ε-Viniferin potencializa esse efeito por meio de um mecanismo de ação sinérgica que é benéfico para a longevidade celular.

Entre as diversas teorias de envelhecimento celular, destaca-se o encurtamento dos telômeros como uma das principais causas. Os telômeros são estruturas localizadas na porção terminal dos cromossomos de células eucarióticas que exercem a função de proteção deles, diminuindo seu tamanho a cada divisão celular. Eventualmente, esse fenômeno pode ocasionar a chamada senescência ou apoptose até ocorrer a cessação das divisões. Essa diminuição acontece durante a replicação normal do DNA devido ao “problema da replicação final”, que significa a dificuldade de replicação do segmento terminal do DNA pela ação da enzima DNA polimerase. Outros fatores capazes de ativar esse encurtamento são as mutações na enzima telomerase e os danos provocados por espécies reativas de oxigênio, além de exposição excessiva à radiação ultravioleta e contato com agentes químicos. A figura a seguir ilustra resumidamente o processo aqui descrito:

 

           Figura 1- Encurtamento dos telômeros nas divisões celulares.

Conheça mais sobre outros benefícios!

Ação no sistema cardiovascular

O tecido endotelial tem um papel crucial na homeostase vascular e na prevenção de doenças cardiovasculares, atuando na modulação do tônus por meio do balanço na liberação de substâncias vasoativas, como óxido nítrico (NO) e protaglandinas. O NO na circulação sanguínea inibe a ativação e a adesão de plaquetas, bem como a migração de monócitos e neutrófilos para o espaço subendotelial. Em condições fisiológicas, o relaxamento muscular é estimulado por substâncias que levam à formação de complexos ativadores da enzima óxido nítrico sintase (eNOS), responsável pela síntese de óxido nítrico. Com isso, ocorre uma interação desse óxido com enzimas que promovem a vasodilatação e diminuem a agregação plaquetária.

O resveratrol tem a capacidade de promover o relaxamento da musculatura vascular a partir da síntese e da liberação de NO e da inibição do influxo de cálcio no tecido. Associado ao ε-Viniferin, o aumento dessa produção é significativamente maior, demonstrando atividade na reparação das lesões e proliferação de células.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Dica Galena Nutrition: Resveravine®, além de potente antioxidante, ativa Nrf2, o que aumenta a expressão de enzimas com ação detoxificante e antioxidante, promovendo proteção à pele contra os danos oxidativos. Tocotrimax®, como antioxidante lipofílico, previne a propagação do estresse oxidativo nas membranas celulares.

Posologia: Administrar 1 dose pela manhã.

Dica Galena Nutrition: Resveravine® protege e aumenta a atividade mitocondrial por reduzir TNF-α e NADPH oxidase, minimizando a inflamação e a produção de radicais livres. Oli-Ola™ potencializa a ação na biogênese mitocondrial por aumentar a expressão de PGC1 alfa e AMPK. PQQ potencializa a ação do Resveravine® e Oli Ola™.

(5)