O estilo de vida da população em geral vem se modificando drasticamente nos últimos anos. E essa mudança compromete significativamente a saúde e, principalmente, a qualidade de vida. Um dos “problemas do século” que está cada vez mais crescente é o desenvolvimento de doenças articulares, seja pela prática exagerada de exercício físico extenuante, ou pelo excesso de peso encontrado na população, e até mesmo por hábitos alimentares inadequados.

A artrose e a artrite reumatoide são as duas principais patologias que acometem as articulações e que são as mais prevalentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% a 20% da população mundial é afetada pela artrose e cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui a doença. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de artrose, destacam-se a interação entre a genética, o gênero, a idade, concomitantemente a fatores biomecânicos que gerem lesões, sobrecarga e instabilidade. Esta doença é caracterizada pelo desequilíbrio entre síntese e degradação do colágeno, que leva ao desgaste articular e como consequência, perda de massa óssea. Já a artrite reumatoide (AR), com prevalência de 0,5% a 1% da população, com predomínio em mulheres, é uma doença autoimune inflamatória sistêmica, que promove um comprometimento da membrana sinovial das articulações periféricas, principalmente por conta da inflamação e das reações imunológicas que agridem as próprias articulações.

A nutrição magistral, em busca de trazer novas formas de tratamento para determinadas condições clínicas, vem crescendo cada vez mais no atendimento nutricional. E com esse aumento, o mercado traz diversas opções de produtos que promovem efeitos positivos nessas condições de forma mais natural. Pensando na saúde articular, os nutracêuticos mais vistos e utilizados são o silício orgânico estabilizado em colina ou polietilenoglicol, o colágeno e o ácido hialurônico, todos destinados ao fortalecimento e aumento da mobilidade das articulações e cartilagens com mecanismos de ação diferentes. Quando se fala em individualização do atendimento, logo pensamos que a prescrição de fórmulas manipuladas, de acordo com as características de cada paciente, é a forma mais recomendada de atender as necessidades individuais e auxiliar no tratamento de doenças. E, nesse caso, a combinação eficaz de vários ativos é ainda mais fundamental, pois potencializam os resultados desejados.

A Galena é a maior distribuidora farmacêutica que fornece ativos magistrais para farmácias de manipulação. Nos cuidados articulares especificamente, dois ativos Galena® podem ser combinados: Mobilee®, um extrato da crista do frango, composto por ácido hialurônico (60 – 75%), colágeno (5%) e polissacarídeos (10%), que atuam de forma sinérgica no fortalecimento articular, devido à reposição e estimulação da síntese endógena de ácido hialurônico e reposição de colágeno, o que contribui para a melhora da mobilidade das articulações e redução do desconforto. Outro benefício associado ao ativo é a ação anti-inflamatória, relacionada à diminuição da inflamação provocada por fatores mecânicos (atrito e impacto entre os componentes da articulação) e, também, marcadores inflamatórios como as prostaglandinas. Além do ácido hialurônico, Mobilee® promove a reposição do colágeno e de glicosaminoglicanos, componentes fundamentais para a manutenção da elasticidade e sustentação da união das extremidades ósseo-articulares. Associadamente, B2Cool® é um ativo obtido da cartilagem do frango por um processo patenteado pela Bioibérica, composto por colágeno não – desnaturado do tipo II, conhecido como colágeno nativo, que atua por um mecanismo imuno-mediado denominado tolerância oral. Esse mecanismo modula a resposta imune contra o colágeno tipo II endógeno, levando a redução da inflamação (principalmente de citocinas pró-inflamatórias) e da degradação articular. Pode ser utilizado principalmente para minimizar os sintomas da artrite reumatoide e artrose.

A prescrição de fórmulas com Mobilee® e B2Cool® deve ser direcionada para farmácia de manipulação, por profissional capacitado, avaliando a condição clínica de cada paciente.

 

 REFERÊNCIAS

 BRASIL. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Osteostrite. Disponível em:< https://www.reumatologia.org.br/2016/02/01/osteoartrite-artrose/>. Acesso em: 27 out. 2017.

MOTA, L. M. et al. Consenso 2012 da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da artrite reumatoide. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 52, n. 2, p. 152-174, Apr. 2012.

PASCHOAL V., MARQUES, N., BRIMBERG, P., DINIZ, S. Suplementação funcional magistral. 1ed.  São Paulo: VP editora, 2009

Posologia: Administrar 1 dose ao dia

Comentário: B2Cool® é o colágeno tipo II não desnaturado obtido da cartilagem do frango que modula a resposta imunológica e promove a redução da inflamação, e consequentemente, diminui o inchaço e a dor nas articulações, promovendo uma maior flexibilidade, mobilidade e melhorando a qualidade de vida.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

 

Posologia: Adicionar 10 gotas em ½ copo de água ou suco e administrar imediatamente. Obs. 10 gotas equivale a 5 mg de silício.

Comentário: Boswe® AKBA 10% contribui para a redução da inflamação pois, modula a atividade da enzima inflamatória LOX, desta forma auxiliando na redução do edema e rigidez muscular. A associação com Mobilee® potencializa os benefícios sobre a articulação, pois Mobilee® estimula a síntese de ácido hialurônico, promovendo a lubrificação articular. Nutrosa® atua como cofator da síntese de colágeno, pois estimula a síntese do mesmo, desta forma auxiliando na manutenção da saúde articular.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Comentário: B2Cool® é o colágeno tipo II não desnaturado que atua de forma imunológica na melhora da inflamação e modula a degradação do colágeno presente nas articulações. Mobilee® contém de 60% a 75% de ácido hialurônico e estimula a síntese de ácido hialurônico endógeno, além da reposição de colágeno e ácido hialurônico, promovendo a lubrificação e mobilidade articular.

(35)