O treinamento e o preparo físico do atleta e do desportista são fatores essenciais na busca por resultados satisfatórios, mas não os únicos pontos a serem abordados. A integridade dos tecidos musculares, ósseos e, principalmente, articulares, é um ponto fundamental para ser levado em consideração quando se trata de performance esportiva. A atividade física excessiva e com grande frequência pode levar ao comprometimento dos músculos e articulações devido ao impacto constante que gera, assim como o maior risco para lesões ósseas e musculares.

Como já não é novidade, a alimentação é o ponto-chave para prevenção de lesões decorrentes do exercício físico de alta intensidade, além de prevenir possíveis fraturas ósseas ocasionadas por este desgaste. A modulação inflamatória, a redução do estresse oxidativo e a formação de massa óssea são os principais benefícios esperados com a adequação alimentar. Frutas cítricas, gengibre, tubérculos e outros vegetais apresentam compostos bioativos que atuam na expressão de enzimas antioxidantes, principalmente a superóxido desmutase, glutationa e glutationa redutase, demonstrando significativa redução na inflamação crônica. Associadamente, outros alimentos, como o alho e a cebola, mostram-se potentes anti-inflamatórios pela presença de alicina e quercetina, dois componentes que atuam na modulação de enzimas e na redução de marcadores inflamatórios. A perda natural de massa óssea acontece por volta dos 35 anos de idade em homens e mulheres. Com o impacto das atividades de alta intensidade, as chances de ocorrerem fraturas aumentam. A adequação de alimentos fontes de cálcio e magnésio, principalmente, vegetais verde-escuros e leite e derivados, é fundamental nesse período, sobretudo, com a prática de exercícios associada.

Esses alimentos são fáceis de adaptar à rotina dos pacientes. E mais simples ainda é potencializar suas ações para a prevenção de lesões, com a suplementação magistral eficaz por meio de fórmulas manipuladas que combinam diferentes ativos. O complexo Protect Team é formado por três compostos que atuam nos cuidados articulares: Nutrosa®, caracterizado por ser um novo silício biológico, que consiste na forma líquida e altamente biodisponível do ácido ortossilícico, um elemento que compõe o tecido conjuntivo do corpo, promovendo a densidade e resistência de ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, pelo estímulo da biossíntese de osteoclastos e estabilização de fibras de colágeno; Boswe® AKBA 10%, um ativo que promove potente ação anti-inflamatória, pela inibição da 5-Lipoxigenase (5-LOX), diminuindo a cascata de inflamação encontrada nos desconfortos articulares, e o mais novo lançamento para fechar esse complexo, Mobilee®, que é 100% natural e patenteado com composição única de 60% a 70% de ácido hialurônico, polissacarídeos e colágeno, que estimulam a melhora da mobilidade articular em atletas e praticantes de exercícios físicos de todas as idades.

Aliado a esse complexo e pensando em prevenção de lesões musculares, o CherryPURE® é o ativo ideal para complementar sua prescrição. Por ser um liofilizado de cerejas-amargas, ricas em antocianinas e outros compostos fenólicos, modula a inflamação em exercícios de alta intensidade devido à redução da atividade de COX-2 e à concentração de marcadores inflamatórios, como TNF-α. Além disso, estimula a ação de enzimas antioxidantes, assim, reduzindo o estresse oxidativo presente nas condições citadas.

 

REFERÊNCIA

PASCHOAL V. et al. Suplementação funcional magistral. São Paulo: VP, 2009.

 


CUIDADO ARTICULAR, ÓSSEO E MUSCULAR

Administrar 1 a 3 doses conforme necessidade.

Administrar 1 dose ao dia.

Posologia: Adicionar 10 gotas em ½ copo de água ou suco e administrar imediatamente.

Obs. 10 gotas equivale a 5 mg de silício.

(35)