O número de crianças e adultos obesos é cada vez maior, em países diversos e até mesmo naqueles que se caracterizam por uma população magra, como é o caso do Japão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade como um problema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição. No Brasil, estima-se que 20% das crianças sejam obesas e que aproximadamente 32% da população adulta apresentam algum grau de excesso de peso. De acordo com dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN), a prevalência de obesidade em brasileiros com mais de 18 anos de idade é de 28%, no caso dos homens, e de 38% no público feminino.

Dentre as diversas causas do aumento do peso, destaca-se principalmente a alimentação inadequada. O excesso da ingestão de alimentos calóricos e com pouca densidade nutritiva é um dos principais desencadeadores do desequilíbrio hormonal e funcional do organismo, potencializando processos inflamatórios que interferem negativamente na saúde. Por isso, a obesidade é considerada fator de risco para comorbidades principalmente cardiovasculares.

Por conta disso, a alimentação deve ser o primeiro aspecto a ser ajustada para a redução do peso, associadamente à prática de atividade física e complementação com nutracêuticos naturais. A Galena é pioneira no mercado de ativos 100% naturais, fornecendo aqueles que promovem diversos efeitos positivos ao organismo relacionados ao controle de peso. Conheça-os a seguir.

Controle das dislipidemias!

As dislipidemias possuem várias classificações, e o aumento do número dessas alterações apresenta correlação positiva com o desenvolvimento da doença inflamatória ateroscletórica. Assim, os ativos Vinoxin®, derivado da uva roxa rico em flavonoides naturais, Fibregum®, uma fibra prebiótica que age na diminuição da absorção exógena do colesterol e Morosil®, extraído da laranja moro que apresenta antocianinas responsáveis por reduzir a oxidação do colesterol, quando associados promovem um efeito completo sobre o metabolismo lipídico.

Melhora da sinalização fisiológica!

Certos manejos complementares podem ser associados ao controle das desordens fisiológicas da obesidade, com destaque à falha de sinalização de neurotransmissores e hormônios, através de compostos naturais concentrados que ajustam essas funções. Por conta disso, Saffrin® é um ativo cuja ação está na diminuição dos efeitos sistêmicos promovidos pelo excesso do cortisol e modulação do sistema nervoso central, através da regulação de neurotransmissores dopamina e serotonina. Pode ser associado ao Serenzo®, outo composto que auxilia no controle da inflamação associada ao estresse e redução da ansiedade e compulsão alimentar, devido à regulação da resposta fisiológica de neurotransmissores e hormônios atuantes nesses processos.

Detoxificação completa!

As pessoas estão constantemente expostas a diversos xenobióticos pela alimentação e ambiente, e por isso é importante que o sistema de detoxificação do organismo esteja funcionando adequadamente. O principal objetivo desse processo é reduzir a possibilidade de uma substância ocasionar uma resposta tóxica, através de mecanismos específicos para eliminá-las. O excesso de peso e a inflamação associada, promove o acúmulo dessas toxinas prejudiciais ao organismo, e por isso torna-se importante a busca por estrátegias que desencadeiem a sua detoxificação e excreção. Portanto, indicamos a combinação dos ativos AltilixTM e Cacti-NeaTM , responsáveis por favorecer o equilíbrio do organismo, devido à dupla eliminação dessas substâncias pelas vias de excreção intestinal, através da bile, e urinária.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Posologia: Administrar 1 dose pela manhã.

Dica Galena Nutrition: Altilix™ modula a expressão gênica de NRF-2 que estimula a síntese de superóxido desmutase, catalase e glutation peroxidase, atua na FASE I de detoxificação, já que nesta fase há grande geração de radicais livres, além de exercer efeito importante pela ação antioxidante na estabilização da membrana dos hepatócitos. A Cacti-Nea™ age na fase II de detox, por conter minerais, principalmente, Magnésio e vitaminas do complexo B que agem como cofatores das reações. Também contém aminoácidos, em especial a taurina, que favorecem reações de conjugação como a metilação. As betalaínas são importantes por aumentar a expressão da glutation-S-transferase e quinona redutase. A Cacti-Nea™ e Altilix ™agem em sinergia, otimizando o processo de metabolização e contribuindo para aumentar a hidrossolubilidade dos subprodutos, favorecendo a excreção renal e intestinal, auxiliando assim para redução da permanência dos metabolitos tóxicos no organismo. Vitamina B12, NAC e MSM são doadores de grupos metil, importantes para a fase 2 de detoxificação.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin® reduz a oxidação do colesterol LDL, favorece a vasodilatação pelo aumento do NO, além de diminuir a agregação plaquetária e possuir ação comprovada na proteção cardiovascular por conta do pool de polifenois em sua composição.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia, preferencialmente após o almoço.

Dica Galena Nutrition: Vinoxin®, Coenzima Q10 e Licopeno agem prevenindo a dislipidemia, além da ação antioxidante. O Menaquingold (Vitamina K2-7) inibe a calcificação dos vasos sanguíneos, mantendo suas propriedades funcionais e estruturais. O Magnésio e as Vitaminas B6 e B5 aumentam NO favorecendo o relaxamento arterial.

Posologia: Administrar 1 dose ao dia, 15 minutos antes do almoço e do jantar.

Dica Galena Nutrition: ID-alG ™ é rico em florotaninos que reduz a atividade da lipase e amilase, reduzindo a absorção de carboidratos e lipídeos, auxiliando no gerenciamento de peso. Saffrin® diminui a recaptação de serotonina, promovendo saciedade e diminuição da compulsão por doces e carboidratos.

Posologia: Administrar 1 dose pela manhã e 1 dose no final do dia.

Dica Galena Nutrition: Morosil® possui uma potente ação antioxidante devido à alta concentração de antocianina C3G, que atua diretamente na redução do tamanho dos adipócitos, reduzindo a gordura abdominal, Saffrin® auxilia no gerenciamento de peso, pois diminui a recaptação de serotonina, promovendo saciedade e diminuição da compulsão por doces e carboidratos.

Posologia: Administrar 1 dose pela manhã e à noite.

Dica Galena Nutrition: Saffrin®, padronizado em safranal e extraído do estigma do açafrão, por inibir a recaptação de serotonina e modular o cortisol, contribui para a redução da ansiedade e vontade de consumir doces e carboidratos, associado ao Serenzo™ potencializa a modulação do cortisol, além de diminuir os marcadores inflamatórios associado ao sobrepeso.

Posologia: Administrar 1 sachê ao dia. Pode ser adicionado em alimentos “in natura”, como na banana amassada, ou adicionado ao suco. Se preferir, pode ser adicionado em água.

Dica galena Nutrition: O mix de prebióticos amplia o efeito bi-fidogênico, aumenta principalmente a concentração de butirato no intestino, favorecendo o metabolismo intestinal  e,  como  consequência,  o  organismo.  Favorece o perfil da microbiota do indivíduo saudável e modula a microbiota com perfil obesogênico.  Promove saciedade por estimular o neuropeptídeo GLP-1, modula a resposta insulinêmica, reduz a resistência à insulina, diminui a absorção de lipídeos e consequentemente o colesterol total.

(48)