Nome CientÍfico: Fish Cartilage Extract

Dose usual: uso interno:
• Pele, cabelo e unhas: 200 mg a 300 mg / dia
• Coadjuvante na prevenção de dores articulares: 0,5 g a 2,5 g / dia

uso externo:
• Creme, Gel-creme e Loções: 5,0%

AUTOPREENCHIMENTO CUTÂNEO

A derme é responsável pelas propriedades de resistência, elasticidade, sustentação e hidratação da pele. Contém fibroblastos que sintetizam colágeno, elastina, glicosaminoglicanos (GAG), entre outras moléculas. Com o envelhecimento, há uma diminuição na qualidade e quantidade de GAGs, contribuindo para o aparecimento de rugas, ressecamento e afinamento da pele. Cartidyss® pode estimular e manter a função da derme, contribuindo para firmeza, sustentação e hidratação para uma pele saudável. Cartidyss® é um extrato de cartilagem da arraia marinha composto por: • 60% de Peptídeos de Colágeno Marinho Tipo II (baixo peso molecular <3.000 daltons, alta disponibilidade de 96% de peptídeos). • Polissacarídeos 40% (Glicosaminoglicanos): Sulfato de Glucosamina 10%, Sulfato de Condroitina 25% e Ácido Hialurônico 5%. • Minerais: Fosfato de Cálcio. Obs: A vitamina C associada à Cartidyss® age sinergicamente na síntese de colágeno.

Estudo IN VITRO  Variação na síntese de GAGs

Atividades de Cartidyss® na síntese de componentes da matriz extracelular Método: cultura de células (pele humana) com diferentes tratamentos

1) Variação nos Níveis de LDL após suplementação com Bergavit®

RESULTADO

TGF-β: aumentou a síntese de GAGs, no dia 3 e no dia 12
Cartidyss® + ácido ascórbico aumentou significativamente a síntese de GAGs
• O ácido ascórbico não aumentou significativamente a síntese de GAGs
Cartidyss® + ácido ascórbico tem um efeito significativo sobre a neosíntese de GAGs da pele
• O efeito é semelhante ao efeito TGF-b:
– Após 3 dias a síntese aumentou em 40,9% em relação ao controle
– Após 12 dias a síntese aumentou em + 29,5% em relação ao controle

Estudo IN VIVO  Avaliação da biodisponibilidade Cartidyss®

Um estudo interno (2008) demonstrou que Cartidyss® é facilmente digerido, devido ao seu baixo peso molecular (100% digerido) em comparação com a caseína, proteína de referência (71% digerido).

*Resultados visíveis em 12 semanas de uso. Benefícios: Reduz linhas finas e rugas; Melhora a qualidade e hidratação da pele; Ajuda a proteger fibras de colágeno e elastina de raios UV; Pele do rosto e corpo mais macia e flexível.