Que a beleza vem de dentro para fora, já está mais do que provado e comprovado pela ciência e pela prática clínica. A saúde da pele, das unhas e dos cabelos está diretamente ligada à boa nutrição. O processo de envelhecimento celular não pode ser pausado, mas pode ser um processo mais lento e modulado pelo pool de nutrientes que você oferece ao seu paciente, por meio da alimentação e da suplementação individualizada.

O envelhecimento da pele é um processo fisiológico natural, mas que é possível retardá-lo por meio dos avanços proporcionados pela ciência da Nutrição e da Farmacêutica. A melhor forma de conquistar esse benefício é a partir da prevenção, sendo praticada mediante cuidados estéticos da pele, das unhas e dos cabelos, e internamente pela alimentação equilibrada.

A detoxificação celular pode auxiliar e retardar os avanços do envelhecimento. As células epidérmicas possuem dois mecanismos fundamentais de detoxificação, sendo os proteossomas a reação em cascata que degrada as substâncias acumuladas em seu interior, e a autofagia, o responsável pela limpeza desses compostos. Ao envelhecer, o processo de autofagia é reduzido, permitindo que esse acúmulo de resíduos intracelulares prejudique a homeostase, e consequentemente provoque alterações nesse tecido.

A alimentação é um dos fatores principais que auxiliam de forma preventiva as alterações do envelhecimento celular. Os antioxidantes amplamente distribuídos nas frutas, legumes e verduras atuam nessa proteção, auxiliando a impedir a formação dos radicais livres, interceptando a formação de lesões nas moléculas de DNA, e também reconstituindo as membranas celulares já danificadas. Dentre esses compostos, se destacam a vitamina C por sua participação na síntese das fibras colágenas, ação fotoprotetora, diminuição de reações cutâneas e favorecimento da microcirculação; a vitamina E que participa do metabolismo das prostaglandinas na síntese do ácido araquidônico, minimizando o envelhecimento cutâneo por ser protetor da membrana celular, e silício, um mineral constituinte de complexos de proteína e glicosaminoglicanos, com papel de promover biossíntese de elastina e colágeno do tipo I, responsáveis pela sustentação da pele. Por conta disso, introduzir frutas cítricas (acerola, laranja, limão) e vegetais verde-escuros (couve, brócolis, rúcula) fontes de vitamina C, e cereais integrais, sementes e óleos vegetais, fontes de vitamina E, são duas principais mudanças no planejamento dietético.

As fórmulas manipuladas são outros grandes aliados na prevenção e tratamento estéticos, usados como coadjuvantes da alimentação. Por isso, sua adequação torna-se uma importante ferramenta para se alcançar resultados mais satisfatórios e completos. Diante disso, a Galena fornece a associação dos ativos ideais para atender os pacientes de forma personalizada, de acordo com sua individualidade bioquímica e necessidades. O Nutricolin® é formado pelo complexo de ácido ortossilícico na sua forma altamente biodisponível estabilizado em colina, sendo responsável por aumentar a síntese de colágeno, queratina e elastina, proporcionando melhora da aparência da pele. Associado a ele, o Oli-Ola™ age por diversos mecanismos, através do seu princípio ativo hidroxitirosol e outras substâncias fenólicas, que promovem uniformização da pele e reduzem a hiperpigmentação pós-inflamatória. Além disso, os peptídeos de colágeno advindos de Collys® são responsáveis pela reorganização das novas fibras colágenas, principal proteína de sustentação dérmica, que pode ser combinado com Cartidyss®, também composto por esses tipos de peptídeos.

Todos apresentam ação sobre a pele, agindo com mecanismos de ação diferentes. Diante disso, a combinação nutricional pela alimentação rica em fitoquímicos, com a complementação nutracêutica eficaz, faz com esses mecanismos se potencializem e promovam um benefício mais completo no rejuvenescimento da pele. É a associação mais eficiente para ser planejada ao seu paciente.

REFERÊNCIAS

PASCHOAL V., MARQUES, N., BRIMBERG, P., DINIZ, S. Suplementação funcional magistral. 1ed.  São Paulo: VP editora, 2009.

PUJOL, Ana Paula. Nutrição Aplica à Estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

STRUTZEL, E; CABELLO, H; QUEIROZ, L; FALCÃO, M. C. Análise dos fatores de risco para o envelhecimento da pele: aspectos gerais e nutricionais. Rev Bras Nutr Clin, v. 22, n. 2, 2007.

Posologia: Administrar 1 dose pela manhã.

Dica Galena Nutrition: Cartidyss® contém peptídeos de colágeno tipo II e glicosaminoglicanos de origem marinha e Collyss® é o colágeno do tipo I, de origem marinha, esta combinação promove melhora da elasticidade e tonicidade da pele, pois auxiliam na redensificação da derme. A Vitamina C age como cofator para a formação de colágeno e também possui ação antioxidante.

 

Posologia: Administrar 1 dose ao dia.

Dica Galena Nutrition: A associação do Nutricolin® com o Oli-Ola™ promove radiância da pele, através do estímulo de colágeno por mecanismos diferentes. Nutricolin® estimula a prolil hidroxilase e o Oli-Ola™ diminui a senescência do fibroblasto, através da expressão da MnSOD e promove uniformização da pele através da ação antioxidante. A Vitamina C age como cofator para a formação de colágeno e também possui ação antioxidante.

(5)