As festas de fim de ano são sempre carregadas de alimentos tradicionais e preparações que as pessoas apreciam. É difícil não associar os exageros alimentares nessa época do ano com o ganho de peso. Um estudo publicado nos Estados Unidos indicou que as pessoas costumam ganhar aproximadamente 2 kg durante as confraternizações. Para complementar, outro estudo, da New England Journal of Medicine mostrou que, pessoas que engordam nesse período tendem a apresentar maiores dificuldades em perder os quilos extras. Diante disso, é de extrema importância o incentivo à prática de atividades físicas nos dias que antecedem as festas e a utilização de estratégias nutricionais para melhorar a qualidade de algumas receitas comuns.

A escolha de alimentos com alta densidade nutritiva, principalmente antioxidantes e fibras é umas das alternativas para minimizar o ganho de peso neste período. Além disso, a utilização de ativos magistrais comuns da prática clínica é outra maneira de nutrir e diversificar as receitas. Confira três dicas para indicar ao seu paciente:

1.Entradas proteicas com frutas secas

A combinação de alimentos frescos e fontes de proteínas é extremamente importante para começar as comemorações. Como o próprio nome já diz, as entradas são preparações que abrem o apetite e que, por isso, devem ser mais leves. Os legumes assados com ervas e até mesmo uma salada de folhas frescas com queijos picados e frutas secas, são sugestões saudáveis para indicar, pois fornecem um bom conteúdo proteico e uma alta concentração de vitaminas e minerais.

2.  Bebidas funcionais

Outro ponto importante nessa época a ser modulado é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Para isso, uma maneira de reduzir esse hábito é preparar opções funcionais que atraiam o paladar. Uma dica é apostar em folhas aromáticas (hortelã, manjericão), água de coco, água com gás, especiarias e frutas cítricas que combinam sabor, aroma e refrescância para substituir a bebida com álcool.

3.  Receitas com ativos magistrais

Utilizar ativos magistrais nas receitas é uma grande estratégia nutricional. Os estudos indicam que a população brasileira consome 3 gramas por dia de fibras alimentares, uma quantidade insuficiente de acordo com o recomendado. Por isso, pensando nesse dado e na busca por melhorar a qualidade das receitas, a Galena fornece o ativo ideal: ZIAM.

O ZIAM é o amido resistente obtido do milho, com alto conteúdo de amilose e fonte natural de fibras, resistente às enzimas salivares, pancreáticas, intestinais e ao ácido estomacal. Sofre fermentação seletiva no cólon, por um número limitado de bactérias benéficas, produzindo através da fermentação, o ácido graxo de cadeia curta butirato, extremamente importante para o enterócito. Esse efeito promove a modulação da saciedade a curto e longo prazo, auxiliando no controle da ingestão alimentar, e também no funcionamento intestinal.

Confira a receita de panetone funcional com ZIAM, para indicar nas festas de fim de ano do seu paciente, mantendo o tradicional atrelado à qualidade nutritiva:

Panetone funcional

Ingredientes:

Pré – fermentação

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo

½ xícara (chá) de suco de laranja

1 colher (sopa) de mel

1 xícara (chá) de farinha de arroz

Massa

3 ovos

½ xícara (chá) de óleo de coco

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

1 colher (sopa) de essência de panetone

½ xícara (chá) de farinha de aveia

1 xícara (chá) de polvilho doce

¼ xícara (chá) de ZIAM

1 colher (chá) de goma xatana

¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo

½ colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de chocolate amargo 70% picado

1 xícara (chá) de frutas secas (uva-passa, damasco, tâmara)

Modo de preparo: na pré-fermentação, dissolva o fermento no suco de laranja, acrescente o mel e a farinha de arroz. Deixe descansar por 1 hora e reserve. Para o preparo do panetone, bata em uma batedeira os ovos. Adicione o óleo de coco, o vinagre e a essência de panetone. Em seguida, adicione os ingredientes secos (farinha de aveia, polvilho doce, a goma xantana, açúcar mascavo e o sal) peneirados e o produto da fermentação. Incorpore o chocolate (cacau 70%) e as frutas secas. Coloque a massa em formas de minipanetones até a metade. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma assadeira, coloque os panetones e asse-os a 180 ˚C, em forno preaquecido, por 30 minutos em média.

O consumo de amido resistente como o ZIAM auxilia em diversos benefícios como saúde digestiva, atuando como fibra prebiótica, que auxilia no gerenciamento do índice glicêmico, liberação de energia e controle de peso, de acordo com estudos clínicos. A prescrição de ZIAM deve ser realizada por profissional capacitado.

  

REFERÊNCIAS 

BBC. Como o organismo reage ao excesso de comida nas férias e festas.Disponível em: <http://www.bbc.com/future/story/20151223-how-our-bodies-react-to-holiday-excess>. Acesso em 27 out. 2017.

PEREIRA, Karla Dellanoce. Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Revista Cienc. Tecnol. Aliment, v. 27, 2007.

(9)